Objectivos e estratégias
O primordial objectivo, é o de promover a continuidade dos serviços prestados à população, ATL (s) em períodos não lectivos, assim como a criação e continuação de dinamização de Centros de Convívios e o Centro de Formação de Base para Mulheres, de modo a que estes constituam um pólo aglutinador das necessidades e interesses da própria população.
As principais vertentes são a eficiência (gestão racionalizada dos contributos dos parceiros e demais recursos da comunidade), excelência dos serviços em especial do apoio aos idosos, envolvimento permanente da população nas acções dos Centros.
A estratégia é um conjunto de grandes orientações para a gestão da estrutura. Ela, tem de especificar a forma e os calendários de realização dos objectivos estabelecidos na missão.
O trabalho de todos os colaboradores é, no fundo, implementar a estratégia, para isso duas condições fundamentais têm de estar satisfeitas:
É necessário transmitir a missão, a visão e a estratégia a toda a comunidade, o que exige atenção e cuidado constantes;
É importante poder medir, a cada instante, o grau de cumprimento dos nossos objectivos.
O facto de prestar um serviço na área social, qualquer que seja a estratégia, é necessário fazer o acompanhamento da estratégia, para que, a cada passo, se conheça se estão ou não a cumprir o que foi proposto - missão, visão e valores.
Tão importante como a definição de uma estratégia é a sua implementação, deste modo, uma organização não pode avaliar a sua actividade tendo apenas como critério a “saúde financeira”. Uma estratégia define-se a partir da missão e da visão e a sua adequação mede-se pelo grau de cumprimento dos objectivos que a missão e a visão estabelecem.